Como as Redes Sociais Influenciam o Mundo Hoje


As redes sociais também são palco de grandes manifestações e mobilizações. Casos de mudanças nas decisões tomadas por governos, abaixo assinados, entre outros, ganham destaque nas redes e instigam a população, com o intuito de repercutirem na mídia e o objetivo seja alcançado.
Um exemplo de manifestação nas redes sociais no Brasil, foi o abaixo assinado pela cassação de Jair Bolsonaro, deputado federal do PP-RJ. Por meio do Twitter e do Facebook, os internautas divulgaram o abaixo assinado que pedia a cassação do político por violação de preceitos institucionais. Com a repercussão do caso, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar abriu processo disciplinar para apuração.


O USO NEGATIVO

As redes sociais também ocasionam uma série de problemas como o bullying, que são atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo( do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder; ou também, as várias formas de "cibercrime", uma prática de crime  na internet que consiste em fraudar a segurança de computadores ou redes empresariais. Este crime também pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual, ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

CONCLUSÃO 

A internet e suas redes sociais estão formando um complexo esquema de transformações muito rápidas. Tais transformações podem trazer benefícios, em menor escala, á indivíduos e/ou grupos de pessoas e, em maior escala, transformar situações em âmbito nacional e até internacional. Nota-se que há também os aspectos negativos como citado anteriormente e que podem gerar ações de controle, e até mesmo restrições (como já vem ocorrendo) e que pode afetar usuários que não estão diretamente ligados aos atos de infração e desrespeito na rede. Faz-se necessária a conscientização dos usuários da internet, sobretudo das redes sociais, para que a ferramenta que hoje se possui e que possibilita a integração de pessoas, compartilhamento de informações, disseminação de novas ideias, etc não se transforme em instrumento de repressão e arbitrariedades.

Comentários

Postagens mais visitadas